terça-feira, 1 de janeiro de 2008

NOSSA HISTÓRIA

A História da Cooperilha teve início no ano de 2006, quando um grupo de líderes comunitários e catadores de materiais recicláveis começaram a discutir alternativas viáveis quanto a questão do lixo na comunidade.

Dentre as possíveis ações de combate do descarte de lixo na região das palafitas, que ocupam parte considerável do manguezal que cerca o bairro, foi priorizada a estratégia de unir a preservação ambiental com a proposta de geração de renda.

Para isso, formamos um grupo de trabalho que ficou com a responsabilidade de elaborar um plano de ação e solicitar apoio de empresas para realizar cursos de capacitação de jovens e mulheres rumo à construção de uma Cooperativa Popular de coleta seletiva e beneficiamento dos resíduos, de forma a agregar mais valor ao trabalho.
Com isso, foi viabilizado inicialmente o patrocínio do Instituto HSBC Solidariedade, que financiou um conjunto de cursos de capacitação envolvendo os temas ligados à;

Economia Solidária e Desenvolvimento Local;

Cooperativismo Popular;
Agentes Ambientais;
Confecção de:
Mobiliários com Garrafa PET;
Mantas térmicas com Tetra Pack;
Empapelamento.

Esses cursos foram realizados durante o 2 semestre de 2006, em que 50 mulheres foram certificadas e preparadas para a segunda etapa do processo: a formação da Cooperativa que transformaria os conteúdos do curso em uma ação de preservação ambiental e geração de renda a partir da coleta seletiva e educação ambiental no bairro, além da transformação dos resíduos sólidos em lindas obras de arte.

No final de 2006, o grupo recebeu o apoio do Programa Petrobrás Fome Zero, viabilizando a compra de sua sede, uma kombi e um ano de cursos e assessorias necessárias para a legalização e consolidação das atividades econômicas da Cooperativa.


A Cooperilha já se legalizou, terminou a construção da sua sede e fechou seu ciclo de capacitação produtiva e administrativa, consolidando seu Núcleo de Arte Reciclagem e Confecção. A partir disso, foi iniciado o núcleo de Produtos de Limpeza Ecológico e a Horta Orgânica que serão consolidados no ano de 2009.

Nenhum comentário: